A Bacia do Rio Paraná e Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu

Privilegiada pela diversidade de atrativos, Foz do Iguaçu se apresenta como um dos mais belos destinos turísticos do planeta e possui riquezas naturais incomparáveis, como o Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, recentemente eleita uma das 7 maravilhas da natureza.

A maior geradora de energia limpa e renovável do planeta também está em Foz: a Usina Hidrelétrica de Itaipu, considerada uma das sete maravilhas da engenharia moderna. No destino Iguaçu, há também ótimas opções para ecoturismo, compras no Brasil, Paraguai e Argentina, além de passeios culturais. Tudo isso, em meio a uma variedade de mais de 72 etnias, que constituem o perfil multicultural das três fronteiras.


A Bacia do Rio Paraná

Mapa da Bacia Hidrográfica do ParanáA Bacia do Rio Paraná é uma das doze regiões hidrográficas do território brasileiro.

A região abrange uma área de 879.860 km², distribuídos em sete unidades da federação: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e o Distrito Federal.

A bacia do Paraná é a região mais industrializada e urbanizada do país. Nela reside quase um terço da população brasileira, destacando-se como principais aglomerados urbanos as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e de Curitiba.

Trata-se da bacia hidrográfica com a maior capacidade instalada de energia elétrica do país e também a de maior demanda. Destacam-se as usinas de Itaipu, Furnas, Porto Primavera, dentre outras.

O Rio Paraná corre aproximadamente no eixo central da Bacia do Paraná, ampla bacia sedimentar com área de cerca de 1,5 milhões de km² e situada na porção centro-leste da América do Sul, abrangendo o nordeste da Argentina, o centro-sul do Brasil, a porção leste do Paraguai e o norte do Uruguai.


As Cataratas do Iguaçu

Iguaçu significa "água grande", na etimologia tupi-guarani. As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu, na divisa de Brasil e Argentina. O rio se precipita em quedas de até 80 metros de altura. A largura total das Cataratas no território brasileiro é de aproximadamente 800 metros e, no lado argentino, de 1.900 metros. Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia, atingindo mais de 100 saltos nos períodos de média vazão. O volume maior de água ocorre entre os meses de outubro a março.

São 19 as principais quedas d'água, três delas do lado brasileiro e as demais no lado argentino. A disposição dos saltos em maior quantidade no lado argentino torna o lado brasileiro o mais indicado para apreciar as belezas do cenário.


Galeria de Fotos


A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA SOCIEDADE


REALIZAÇÃO


PATROCÍNIO MASTER


CO PATROCÍNIO


APOIO


APOIO INSTITUCIONAL